Dicas da profissão

Treinamento, solução empresarial ou cumprimento de legislação?

Quando surge a palavra treinamento em pauta de reunião, de imediato vem à cabeça dos gestores a palavra: gastos.
Ainda é comum encontrarmos empresas que se preocupam apenas com certificados para cumprir a legislação trabalhista e não com a capacitação de seus colaboradores.
Há pouco tempo atrás, quando ministrava um treinamento em uma determinada obra, onde executam serviços diversas empresas terceirizadas, observei que um operador de Escavadeira Hidráulica trabalhava de forma inadequada, em um intervalo tive a oportunidade de conversar com ele e perguntei se já tinha participado de treinamento de operação daquela máquina e a resposta foi surpreendente:
– “Não eu nunca participei, mas outro dia eu vi um certificado com meu nome no escritório da empresa que trabalho”.
Senhores, pessoas que se denominam empresários e se prestam ao ato de comprar um certificado, não tem noção de como estão desperdiçando dinheiro e quanto irão gastar caso ocorra um acidente com estes colaboradores, sem contar que se vir à tona este fato em uma investigação o ato constitui-se crime de falsidade ideológica.
Tenham em mente que o maior bem de uma empresa são seus colaboradores, pois quem está em contato direto com seus clientes e executando os serviços contratados são eles. Nesta situação são eles que podem elevar o nome da empresa e/ou denegri-la.
Quando se contrata um treinamento sério, todos só tem a ganhar, um profissional que tem a oportunidade de participar de um treinamento sente-se motivado a crescer profissionalmente e pessoalmente.
Além disso, para a empresa, por exemplo, no caso de um Operador de Escavadeira realmente treinado, irá extrair máxima produtividade do equipamento e reduzir custos com manutenção corretiva, reduzir custos com combustível, assim gerando aumento nos lucros da empresa. Lucros que o custo do investimento em treinamento será irrisório.
Senhores passem a ver Treinamento como investimento e não mais como custo.
Afinal, quanto custa o equipamento que você confia a seu Operador? Será que é mais barato que um treinamento? Será que retificar um motor ou uma bomba hidráulica é mais barato que um treinamento?
E lembre-se contratem treinamento de empresas sérias, pois preço bom é aquele do produto que você comprou e atendeu suas necessidades e não daquele que foi para a gaveta ocupar lugar!

Deixei seu comentário e compartilhe.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.